Area em Construção...

.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

0 Fotossíntese

Fotossíntese é um processo fisioquímico realizado pelos seres vivos clorofilados, em que eles utilizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose através da energia da luz.
Este é um processo do anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos.
A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.
A importância da fotossíntese
A importância da fotossíntese para a vida na Terra é enorme. A fotossíntese é o principal processo de transformação de energia na biosfera. Ao alimentarmo-nos, parte das substâncias orgânicas, produzidas graças à fotossíntese, entram na nossa constituição celular, enquanto outras (os nutrientes energéticos) fornecem a energia necessária às nossas funções vitais, como o crescimento e a reprodução. De Fundamental importância para a manutenção do equilíbrio biológico nos mais diversos ecossistemas de nosso planeta, a fotossíntese fornece a matéria para a construção dos seres vivos e a energia para o desempenho de suas atividades vitais; mantém também o equilíbrio das taxas de gás carbônico e de gás oxigênio na atmosfera. Além do mais, ela fornece oxigênio para a respiração dos organismos heterotróficos.
Etapas da fotossíntese
Sabe-se hoje que a fotossíntese é basicamente processada em duas etapas: a etapa fotoquímica, que ocorre somente na presença da luz, e a etapa química, que se realiza tanto na presença de luz como na ausência dela.
A etapa fotoquímica
Nesse Processo é indispensável a luz, por isso, é também chamada de fase luminosa ou fase clara. Ocorre apenas nos grana dos cloroplastos, pois são eles que abrigam as moléculas de clorofila. Essas moléculas são responsáveis pela absorção de energia luminosa, fenômeno verificado apenas nessa fase.
A etapa fotoquímica compreende dois conjuntos de reações em que se realizam as fotofosforilações e a consequente produção de moléculas de ATP. As fotofosforilações, portanto, são de dois tipos: cíclico e acíclico. Convém lembrar também que os cloroplastos dos vegetais contêm dois tipos de clorofila: Clorofila A ou Alfa; Clorofila B ou beta.
A etapa química
Vale a pena lembrar que os cloroplastos, além de constituídos de grana, são organelas preenchidas por uma matriz incolor e basicamente protéica, denominada estroma. Essa matriz contém DNA, RNA e ribossomos, que conferem um sistema genético próprio dos cloroplastos, dando-lhes certa autonomia dentro da célula.
Enquanto a etapa fotoquímica ocorre nos grana do cloroplasto, a etapa química é processada no estroma. Bem mais lenta que a fotoquímica, essa etapa se realiza tanto em presença de luz quanto no escuro. Por isso, é também chamada etapa escura. Pelo fato de envolver a participação marcante de uma complexa rede de enzimas, essa fase é também conhecida por etapa enzimática.

Mais informações em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotoss%C3%ADntese

About the Author

Author info. Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these with your own descriptions, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter

    Other Recommended Posts

0 comentários:

Postar um comentário

 
back to top